Lançamento

Livro de história em quadrinhos aborda respeito ao ser humano

ALINE POLLILO
Estagiária de Jornalismo do FCC/UFRJ

Flávia Muniz lança seu livro Quero ver verdejar da editora Multifoco, na quarta, 19 de novembro. O livro aborda temas como o respeito, a educação e o ser humano. Contado através de uma história em quadrinhos, a obra é inspirada nos valores da Declaração dos Direitos Humanos, que completa 60 anos em dezembro. As ilustrações foram realizadas por Ana Muniz. O evento acontece das 19h às 21h30 no Salão Muniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A entrada é franca.

Destinado aos educadores e às crianças, o livro, nasceu, segundo a autora, inspirado por uma situação constrangedora. “Eu presenciei uma cena de preconceito e na hora não tive ‘jogo de cintura’ pra dizer algo. A dor me remoeu alguns dias e eu ganhei esse presente de escrever o livro.” Flávia diz que tem o desejo de distribuí-lo nas escolas.

Abordando a temática sobre o respeito, a autora destaca uma passagem do seu livro "todos são importantes na engrenagem da máquina do mundo” e explica “estamos na mesma casa-Terra e podemos respeitar todas as pessoas, toda a mata, toda água”.

Esta não será sua primeira obra, já tendo escrito outro livro chamado "A menina que sonhava ser máquina de escrever". A obra é uma metalinguagem de uma mãe e filha que se alfabetizam na mesma classe e concorreu no "II concurso de Literatura para Todos" do MEC. Flávia Muniz também compõe poesias que a artista publica em seu blog.

Além de escritora, Flávia é compositora e vocalista da banda Luisa mandou um beijo. Em 2005, eles gravaram o primeiro CD, obtendo ótimas críticas. Começou a estudar música na Escola Villa-lobos e hoje cursa o bacharelado em música popular brasileira na Uni-Rio.

Para comemorar o lançamento de seu livro, fará uma apresentação musical com o grupo Flávia Muniz e o olho mágico, composto por Felipe Rodrigues (violão), Bruno Reis (viola) e Rodrigo Sebastian (contrabaixo). “Essa apresentação é fruto de uma prática de conjunto da Uni-Rio, na qual eu consegui reunir bons músicos, amigos e seres humanos incríveis. Aliás, esse até poderia ser o nome da banda, Flávia Muniz e os seres humanos incríveis!”.

Publicado em: 13/11/2008

Ir para site do Forum

Setor de Comunicação do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ – FCC
Edição:Zilda Martins - 2295.1595