Pesquisa

Programação do Mês

No Mês passado Março 2017 No Mês próximo
D 2a 3a 4a 5a 6a S
week 9 1 2 3 4
week 10 5 6 7 8 9 10 11
week 11 12 13 14 15 16 17 18
week 12 19 20 21 22 23 24 25
week 13 26 27 28 29 30 31

Política Cultural

 Vc Faz Cultura 2014 site sem data 

Órgãos do FCC

Museu nacionalFundado por D. João VI, em 6 de junho de 1818, o Museu Nacional/UFRJ, sediado na Quinta da Boa Vista, é o museu mais antigo do Brasil. Sua criação serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Atualmente, o Museu Nacional integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e reúne os maiores acervos científicos da América Latina, além de possuir laboratórios de pesquisa e cursos de pós-graduação. As peças que compõem as exposições abertas ao público são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Invertebrados, Vertebrados, Geologia e Paleontologia. Sua exposição permanente está aberta ao público e visitas guiadas podem ser agendadas para grupos e escolas.  

Editora UFRJ

Instituída em 1986, a Editora UFRJ tem como finalidade a publicação impressa e em mídia eletrônica de obras de conhecimento técnico, científico, cultural, artístico, literário e didático produzidas por autores brasileiros ou estrangeiros, clássicos ou contemporâneos, reconhecendo e incorporando resultados intelectuais de qualidade gerados por diversos segmentos acadêmicos, definidos em critérios de qualidade e relevância pelo Conselho Editorial. A Editora UFRJ procura também apoiar a difusão dos periódicos científicos e a produção acadêmica e cultural de grupos de pesquisa, departamentos, programas, unidades e centros da UFRJ. A Editora mantém livrarias e integra a Associação Brasileira de Editoras Universitárias.  

SiBI

O SiBi, constituído em 1990, tem por objetivo coordenar o funcionamento sistêmico das Bibliotecas da UFRJ, assegurando sua integração à política educacional e administrativa, promovendo a disseminação da produção acadêmica e científica da Universidade. Entre suas atividades estão a promoção do tratamento, registro, guarda, preservação e difusão dos acervos das bibliotecas da UFRJ e o desenvolvimento de serviços e produtos de informação que atendam às exigências de relevância e rapidez do ensino, pesquisa e extensão. Oferece consulta à produção editorial periódica da Universidade através do Portal de Periódicos e organiza e promove a informação sobre a memória institucional da UFRJ. Contribui para elaboração e implementação de políticas de planejamento, de informação, gerenciamento de tecnologias e desenvolvimento de acervos e é o responsável pela Base Minerva, que disponibiliza a consulta pública aos acervos de todas suas unidades de informação.
biblioteca Pedro CalmonA Biblioteca Pedro Calmon encontra-se instalada no Palácio Universitário e está diretamente ligada ao FCC, desde o ano 2000, quando o Prof. Afonso Carlos,  então coordenador do FCC, assumiu o acervo existente, que viera da antiga Biblioteca Central, criada em 1945.

O acervo foi formado através de doações e aquisição de coleções particulares e, atualmente, é constituído por documentos textuais, iconográfico, multimídia e digital, livros e periódicos de valor histórico-científico, e as Coleções Afonso Carlos Marques dos Santos, Obras Raras, Memória UFRJ, Estudos de Problemas Brasileiros, além de ser depositária das obras produzidas pela Editora UFRJ. 

Casa da cienciaCriada oficialmente pelo Conselho Universitário em junho de 1995, tem por objetivo essencial promover a divulgação e a popularização da ciência e da tecnologia, destacando suas interfaces com a cultura e a arte, de forma interdisciplinar e participativa Tanto por iniciativa própria quanto por demanda de outras unidades da UFRJ ou de outras instituições, realiza e promove exposições e mostras temporárias e/ou itinerantes, seminários, ciclos de debates e atividades divulgação científica, artísticas, cênicas e audiovisuais bem como programas e projetos, consultorias, assessorias, cursos de formação, treinamento, estágios, em colaboração como unidades da UFRJ e/ou em convênios com outras instituições. Visitas guiadas às exposições podem ser agendadas por grupos e escolas.

CBAECriado oficialmente em 2004, nos moldes dos institutos de estudos avançados, o CBAE tem por objetivo fomentar pesquisas de ponta e favorecer o intercâmbio científico, cultural e artístico, em âmbito nacional e internacional, acolhendo pesquisadores nacionais e estrangeiros. O CBAE conta com cátedras e programas permanentes, estando em fase de consolidação ou instalação, o Centro de Referência da Memória dos Movimentos Sociais e das Lutas do Povo Brasileiro, o Programa Diversidade Linguística no Brasil, a Cátedra História Social da Ciência no Brasil, o Programa Brasil Visto de Fora (foco nos estudos sobre o Brasil no exterior). As cátedras temporárias serão implementadas a partir de editais, convocando projetos em áreas de ponta da pesquisa, com ênfase na interdisciplinaridade e no diálogo ciência-cultura-arte. Promove seminários, debates e eventos científicos compatíveis com seus objetivos e está desenvolvendo o projeto "Movimentos Sociais e Esfera Pública no Brasil" que conta com mais de vinte pesquisadores. 

   Universidade-da-Cidadania
Criada em 2013, a Universidade da Cidadania nasce sob o impulso do processo de democratização da Universidade, para promover o diálogo, intercâmbio e transmissão de conhecimentos técnicos e científicos para movimentos e organizações da sociedade, assim como servidores públicos, nos três níveis federativos. A UC confirma e reforça o compromisso da UFRJ com a construção de um Estado democrático e uma sociedade civil organizada, consciente e atuante. Através de cursos presenciais e a distância, por iniciativa própria ou por demanda, a UC se estrutura em duas sub-unidades: a Escola Superior da Cidadania, voltada prioritariamente para a sociedade civil, e o Centro de Formação Permanente para o Setor Público, voltado para a qualificação e atualização de servidores públicos.

 

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ