História

1967 a 1985

O Fórum da Ciência e Cultura da UFRJ foi criado em 13 de março de 1967, durante a gestão do reitor Raymundo Augusto de Castro Moniz de Aragão. Sua criação se deu por meio do decreto 60.455-A, no âmbito do plano de reestruturação da Universidade. O Brasil vivia sob regime ditatorial e era então governado pelo general Humberto Castelo Branco. Até 1985, as atividades do Fórum se concentravam basicamente na realização de cursos de formação promovidos pela Câmara de Estudos Brasileiros, que propagava a ideologia do regime militar.

Saiba mais

1985 a 1990

Em 1985, o Fórum ressurge com a intenção primeira de romper com o silêncio instaurado pela ditadura nos anos anteriores. A primeira ação de Márcio Tavares d’Amaral, então coordenador, foi extinguir a Câmara de Estudos Brasileiros e criar os Programas Transdisciplinares IDEA e ARTE E PALAVRA, voltados para a exploração dos limites da ciência e do conhecimento humano. 

Saiba mais

1990 a 1994

O coordenador do Fórum, Luiz Pinguelli Rosa, imprimiu forte viés social e político à sua gestão, o que levou à realização de importantes debates com ampla participação da sociedade civil, como, por exemplo, as reuniões em prol do impeachment de Fernando Collor e as reuniões do Movimento Pela Ética na Política, gerando o programa Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida. Pinguelli também fez a primeira grande restauração do Palácio Universitário, sede do Fórum de Ciência e Cultura.

Saiba mais

1994 a 1998 

Com o intuito de humanizar e enriquecer a experiência universitária, a então coordenadora do Fórum, Myrian Dauelsberg, implantou o Projeto Arte e Cultura, que abrangeu artes cênicas, música popular, instrumental e erudita, entre outras linguagens artísticas. Paralelamente aos grandes nomes apresentados no Fórum, abriu-se espaço para os novos valores, para a discussão sobre políticas educacionais, governamentais e científicas. A gestão também promoveu importantes obras de restauração do Palácio Universitário.

Saiba mais

1998 a 2002

Afonso Carlos Marques dos Santos, coordenador do Fórum entre os anos de 1998 e 2002, privilegiou a realização de programas regulares, como os Seminários Permanentes, os projetos Música no Fórum e Fórum Poesia, além da oferta de cursos de Extensão. A política de ocupação dos equipamentos culturais para a promoção de eventos internos e externos à UFRJ também foi bastante valorizada.

Saiba mais

2002 a 2003

Durante a gestão de Godofredo de Oliveira Neto, os espaços do Fórum abrigaram centros de pesquisa, seminários e eventos culturais que buscavam propiciar, de forma democrática, a divulgação e a aquisição de conhecimentos plurais. O intuito era dialogar com todos os segmentos sociais, não apenas com a comunidade universitária, buscando a criação de uma sociedade mais justa e inclusiva. 

Saiba mais

2003 a 2007

Na gestão de Carlos Antonio Kalil Tannus, as atividades tiveram como característica a diversidade de temas e o propósito de incluir os estudantes nos eventos então promovidos. O projeto Cultura Popular, criado em parceria com os alunos do Instituto de Economia, mostrou a diversidade cultural brasileira por meio de diferentes modalidades artísticas. O Arraiá da UFRJ, que acontecia na Praia Vermelha, era a expressão máxima do projeto. 

Saiba mais

2007 a 2011

A gestão de Beatriz Resende à frente do Fórum foi orientada pelo fomento da vida cultural. As atividades, de caráter permanente, ligadas a cinema, música, cultura popular, saúde, ciência e teatro, pretenderam favorecer ocasiões de debate e troca de saberes entre o público vinculado formalmente à universidade e a comunidade externa. A projeção do filme Tropa de Elite foi a primeira grande produção, de uma série de muitas outras, desta gestão. 

Saiba mais

2011 – 2012

Aloísio Teixeira coordenou o Fórum por um curto período, de julho de 2011 a março de 2012. Após o trágico incêndio na Capela São Pedro de Alcântara no Palácio Universitário, em março de 2011, o então coordenador se empenhou na obtenção de verbas para recuperação das áreas atingidas. Devido ao desastre, parte da equipe do Fórum de Ciência e Cultura deixou o Palácio e foi realocada no prédio do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), no bairro do Flamengo. 

Saiba mais

2012 – 2015

Durante a primeira gestão de Carlos Bernardo Vainer, o Fórum de Ciência e Cultura atuou no sentido de articular as várias áreas da UFRJ e promover a política científico-cultural da universidade. Segundo o então coordenador, o Fórum deveria se constituir como local de encontro da universidade, com suas diferentes visões e campos de conhecimento, e da universidade com toda a sociedade.

Saiba mais

2015 – 2019

Em sua segunda gestão à frente do Fórum, Carlos Bernardo Vainer promoveu a institucionalização de órgãos que atuavam há mais de 20 anos, mas que ainda não constavam formalmente no Estatuto da universidade: Editora UFRJ, Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) e Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Durante a gestão de Vainer, também foram criados mais três órgãos: Universidade da Cidadania (UC), Núcleo de Rádio e TV (NRTV) e o Sistema Integrado de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural (SIMAP).

Saiba mais

2019 – jul 2022

Ações de caráter transversal e interdisciplinar marcaram a gestão de Tatiana Roque. Durante sua coordenação, houve grande incentivo à divulgação do conhecimento, o que culminou na criação de duas novas Superintendências: de Divulgação Científica e de Saberes Tradicionais. Apesar de ter sido marcada pela pandemia de COVID-19, a gestão de Tatiana Roque à frente do Fórum promoveu múltiplas iniciativas nas áreas de clima e meio ambiente. 

Saiba mais

Projeto Memória do Fórum

Maria Dias – Produtora e Articuladora Cultural – Alumiar Produções

José Tavares S. Filho – Coordenador Técnico da Biblioteca Pedro Calmon
Vilma dos Santos Silva – Bibliotecária da Biblioteca Pedro Calmon
Zelaine C. Vale Gandos – Bibliotecária da Biblioteca Pedro Calmon
Lucas Ricardo – Bolsista do Projeto Memória do Fórum
Ivan Hidalgo – Secretário dos Órgãos Colegiados da UFRJ

Andréa Queiroz – Diretora da Divisão de Memória Institucional (SiBI/UFRJ)

Henrique Peixoto – Professor de História da Arte/UFRRJ

Juliano Leal Camargo – Bibliotecário – Projeto Galeria dos Reitores UFRJ – Divisão de Memória Institucional (SiBI/UFRJ) 

Camila Costa e Luciana Lombardo – Produtoras Culturais (Fórum/UFRJ)
Maria Dias – Produtora e Articuladora Cultural – Alumiar Produções

Bruna Rodrigues – Superintendente de Comunicação (Fórum/UFRJ)
Samuel Costa – Jornalista (Fórum/UFRJ)

Bruna Rodrigues – Superintendente de Comunicação (Fórum/UFRJ)
Maria Dias – Produtora e Articuladora Cultural – Alumiar Produções
Lucas Ricardo – Bolsista Projeto Memória do Fórum
Julia Ricciardi – Produtora Cultural (Fórum/UFRJ)

Alexandre Terto  (Fórum/UFRJ) 

Yuri  Haçan  (Fórum/UFRJ) 

Lucas Ricardo – Bolsista do Projeto Memória do Fórum
Ana Catharina Braga – Bolsista Fórum/UFRJ
Juliana Veloso – Ex-bolsista SuperDic-Fórum/UFRJ

Flávio Zariano (Fórum/UFRJ) 

Bira Soares – Fórum/UFRJ
Eneraldo Carneiro – Fórum/UFRJ
Marco Fernandes – Coordcom/UFRJ
Cadu Ribeiro – Coordcom/UFRJ
Acervo Coordcom/UFRJ
Acervo Arquivo Nacional
Acervo pessoal Alexandre Pinto Cardoso
Acervo pessoal Heliane Rocha
Gabriela d’Araujo
Jornal O Globo (Márcio Tavares d’Amaral)
COEP – Rede Nacional de Mobilização Social
SINTUFRJ/Divulgação
SINTUFRJ/Niko Júnior
Acervo Portal Aprendiz
Acervo Consulado da Noruega
Leo Santana

Gianna Larocca
Paula Souza – Bolsista Fórum/UFRJ 

Márcio Tavares d’Amaral
Luiz Pinguelli (in memorian)
Myrian Dauelsberg
Godofredo de Oliveira Neto
Beatriz Resende
Carlos Bernardo Vainer
Tatiana Roque
Alexandre Pinto Cardoso
Mauricio Arouca
Heliane Rocha
Biblioteca Pedro Calmon – UFRJ
Divisão de Memória Institucional – SiBI-FCC/UFRJ
Editora UFRJ – FCC/UFRJ
Secretaria dos Órgãos Colegiados/UFRJ
Coordcom/UFRJ
SINTUFRJ
Arquivo Nacional
Comitê de Entidades Públicas no Combate a Fome – COEP
Agnaldo Fernandes
Aguinaldo Guimarães
Alexandre Silva
Algacilda Alves da Conceição
Ana de Angelis
Angela Beatriz de Carvalho Faria
Angela Leite Lopes
Antonio Oswaldo Cruz
Artur Moês
Carole Gubernikoff
Elizabeth Queiroz
Fernanda Ribeiro
Gleyse Peiter
Isabel Azevedo
Ivan Hidalgo
José Tavares S. Filho
Katia Barbieri
Letícia Antão de Souza
Lilian Faria
Lucia Abreu
Márcia Cavalcante Schuback
Marcia Pinto
Marcos Maldonado
Maria Aparecida Rezende Mota
Maria Lucia Poggi de Aragão
Paulo Freitas
Ricardo Pereira
Rosi Galdino
Vera de Paula
Vilma dos Santos Silva
Zelaine C. Vale Gandos