Agenda cultural

Novembro 2018
D S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30

Licitações e Editais

logo FCC negativo

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

 

No dia 14 de dezembro, às 20h, a Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresenta na Série Sala de Orquestras, na Sala Cecília Meireles, sob regência do maestro Ernani Aguiar. Os destaques são as sopranos Maíra Lautert e Jaqueline Resende, o barítono Inácio de Nonno, o tenor Guilherme Moreira e o Coral Brasil Ensemble UFRJ, regido por Maria José Chevitarese. No repertório, composições de João Guilherme Ripper e de José Maurício Nunes Garcia.

A Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro, fundada em 1924. Diversos regentes com ela atuaram, entre eles os compositores Francisco Mignone, Oscar Lorenzo Fernandez e José Siqueira. As funções acadêmicas da OSUFRJ visam, principalmente, o treinamento e a formação de novos profissionais de orquestra, solistas e regentes, além de divulgar obras de compositores brasileiros jovens e outros já consagrados. Uma das principais características da Orquestra é a valorização da produção musical brasileira de todos os tempos, com a execução de mais de uma centena de obras em estreia mundial. Atualmente, a OSUFRJ participa de importantes eventos no Rio de Janeiro, como o Festival Villa-Lobos e a Bienal de Música Brasileira Contemporânea, e se apresenta nas principais salas de concertos da cidade, como o Theatro Municipal e a Sala Cecília Meireles. Na Escola de Música da UFRJ, concertos frequentes acontecem no Salão Leopoldo Miguez, sempre com entrada franca.

O Brasil Ensemble foi criado em 1999 com o objetivo de promover a produção e difusão da música coral brasileira com a realização de espetáculos gratuitos. Já foram produzidos concertos, óperas infantis e gravações de CDs e DVDs. Essas iniciativas contribuem com a formação artística, cultural, profissional e cidadã de estudantes da UFRJ. O grupo é formado por 35 cantores que são, em maioria, alunos de Licenciatura e Bacharelado em Música. O projeto integra unidades da universidade e articula ensino, pesquisa e extensão. O diálogo ocorre com discentes, docentes e funcionários da Escola de Música que atuam como regentes, compositores, cantores e instrumentistas, e também com outras unidades, como os cursos de Cenografia, Indumentária e Direção Teatral, durante a montagem de espetáculos. O Coral já atuou em óperas e junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica Nacional e Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.

PROGRAMA

14.12.17

João Guilherme RIPPER  

Natividade – Suite Sinfônica

 I - Presépio

II - Balé dos Anjos

III - Festa dos Pastores

IV - A Viagem dos Reis Magos

​V - Paz na Terra

​VI - Natal​

José Maurício Nunes GARCIA

"Qui sedes" e "Quoniam" (ACLOP) para barítono e orquestra

​Solista: Inácio de Nonno​

Missa a 4 em Mi bemol CPM 116
                          Kyrie 
                          Christe (Fuga)
                          Gloria
                          Laudamus Te
                          Gratias
                          Domine Deus
                          Qui tollis
                          Qui sedes
                          Quoniam
                          Com Sancto Spiritu e Amen (Fuga)

​Solistas: Maíra Lautert (soprano), Jaqueline Resende (soprano), Guilherme Moreira (tenor), Inácio de Nonno (barítono)​

Reconstrução do baixo instrumental: Sérgio Di Sabbato

Coral Brasil Ensemble - UFRJ e solistas

Regente do Coral: Maria José Chevitarese

A Sala Cecília Meireles fica na rua da Lapa, 47, Lapa – Centro.

​Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia)

Venda na bilheteria da Sala ou no site www.ingressorapido.com.br

Outras informações:

www.musica.ufrj.br

Clécia Oliveira

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ