Calendário

Novembro 2017
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Editais

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

 

A Casa das Universidades, um dos principais polos do II Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (II FestFIC - RJ 2017), recebe uma intensa agenda de exposições vinculadas à Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA/UFRJ) e de artistas independentes a partir da próxima segunda-feira. A programação vai até o próximo dia 11, no sábado.

A abertura oficial das atividades da Casa das Universidades ocorre a partir das 19h da próxima segunda. Às 17h, haverá vernissage com os artistas e curadores responsáveis pelas exposições. A partir de terça (7), o horário de funcionamento da Casa passa a ser das 9h às 21h.

Situada em um edifício histórico, a Casa das Universidades será o coração do FestFIC 2017, na capital. O prédio fica na avenida Rui Barbosa, 762, no bairro do Flamengo.

Confira abaixo a programação completa das exposições da Casa das Universidades:

6 a 11 de novembro – segunda a sábado

Exposições permanentes EBA/UFRJ e Artistas do Rio de Janeiro

Visitação: 9h às 21h

 

6 de novembro – 17h às 19h

Vernissage e performances

 

Exposições da Escola de Belas Artes da UFRJ – Arte Contemporânea

Exposição De dentro para fora: busca difundir a jovem produção artística nacional contemporânea de nove artistas ainda em formação acadêmica.

Exposição do Grupo de Pesquisa em Arte e Ecologia (GAE): cinco obras de artistas – do Rio de Janeiro e Juiz de Fora – dedicadas à investigação artística a partir dos conceitos, usos e relações entre arte e ecologia.

Exposição Coletiva EBA: exposição coletiva de alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ. São nove obras apresentadas em diferentes formatos.

Classificação indicativa: Livre

Acessibilidade: prédio com acessibilidade arquitetônica

Local: Salas do Prédio Principal

 

Exposição FioMultiCultural

Faz parte do projeto Sarau FioMultiCultural (9 e 10/11 no FestFIC 2017) – Fio Cultural Produções. É composta por 4 Mostras em homenagem às mulheres: Fotografias e Poesia, Pintura em Tecido, Desenho e Pintura em Tela.

Mostra coletiva “Depois do Rio”:  Fotografias em homenagem ao livro homônimo de poemas, de Clécia Oliveira, com lançamento da versão digital no blog www.fiopoetico.blogspot.com no dia 6 de novembro, durante o FestFIC 2017. A curadoria e produção da mostra é do projeto “Cá entre Clicks”, coordenado por Noélia Albuquerque, Cristina Hare e Denise Kosta, com colaboração de Érica Martin nesta edição.

Expositores: Carla Santos, Cristina Hare, Deco Monteiro, Denise Kosta, Diva Oliveira, Eliane Lopes Fonseca, Érica Martin, Guto Wolff, Hildo Pinheiro, Índio Silva, Laura Grisolia, Martha Bicalho, Nina Goulart, Noélia Albuquerque, Roberto Chagas, Silvinha Moiella e Vanor Correia.

Mostra “Rita – Sobrenome Mulher”, de Denise Kosta – Pinturas em tecido. Dá continuidade à exposição Ritas & Jorges sobre olhares contemporâneos. É uma homenagem às mulheres guerreiras, empreendedoras e contemporâneas que cruzam o dia a dia da artista. São mulheres modernas que, assim como Rita, vão aonde querem.

Mostra "Desejos Confessos", de Tchello d’ Barros. A série de infogravuras Desejos Confessos I, II E III é constituída de desenhos manuais realizados a partir de sessões de modelo vivo, intercaladas com muito diálogo sobre o corpo na sociedade contemporânea. O resultado final das imagens passa por elementos de arte digital.

Mostra “As Catarinas” – Quadros pintados por Divainer Costa. Tem como referência as catrinas mexicanas que criticavam damas da alta sociedade. As obras fazem referência a estereótipos ainda muito presentes na sociedade atual. O artista apresenta 4 telas (em suportes variados) do trabalho iniciado em 2014.

Classificação indicativa: Livre

Acessibilidade: prédio com acessibilidade arquitetônica

Local: Casa das Universidades – Boteco Cultural 1

Instalação Audiovisual FioMultiCultural

A instalação apresenta vídeo-poemas produzidos pelo Poesia Viral, interpretados por Eliza Morenno e João Pedro Fagerlande; Videodança “Evanescência”, dirigido por Tchello d’ Barros e o curta-metragem “Transestória (Fio Cultural Produções e Eco/UFRJ), dirigido por Clécia Oliveira, Daiane Cardoso e Daniel Luz.

Classificação indicativa: livre

Acessibilidade: prédio com acessibilidade arquitetônica

Local: Casa das Universidades - Hall de entrada (escada) do prédio anexo

 

Exposição “Arte de Adesivar”

Painéis da artista Jussara Santos feitos com técnica artística de adesivagem.

Classificação indicativa: livre

Acessibilidade: prédio com acessibilidade arquitetônica

Local: Casa das Universidades – Varanda do estacionamento

Exposição “Imagens de Memória e Luta”

Exposição de fotografias produzidas por Luiz Claudio Silva, morador há 23 anos na comunidade Vila Autódromo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O artista registrou o histórico da ocupação do local. A Vila Autódromo é um caso conhecido de luta contra as remoções na "cidade olímpica", constituindo-se como uma experiência insurgente vitoriosa. Luiz Claudio Silva é um morador ativo na luta e registrou todo o processo de mobilização da Vila com uma pequena câmera digital, construindo um ótimo acervo imagético sobre diversas temporalidades da comunidade, como "cotidiano", "festas", "casas", "ruas", "demolições". Os organizadores são Ana Priscila Carvalho, Luiz Claudio da Silva e Rodolfo Teixeira Alves.

Classificação indicativa: livre

Acessibilidade: prédio com acessibilidade arquitetônica

Local: Casa das Universidades – Hall de entrada (elevador) do prédio anexo

Instituição: UFRJ

Local: Casa das Universidades – Boteco Cultural 1

Johanns Eller

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ