Calendário

Agosto 2017
D S
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Editais

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer


A palestra “Militância, política e assessoria: o compromisso com as classes populares” acontece em 9 de junho (sexta), das 14 às 17h, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)/UFRJ, com entrada franca. Os pesquisadores convidados são José Ricardo Ramalho e Neide Esterci. O tema que vão tratar se refere ao processo de resistência à ditadura civil-militar brasileira, assunto relacionado à temática do livro que lançaram em abril deste ano.

O livro reúne 12 relatos de militantes e assessores que constituíram um núcleo de resistência ao regime pós-1964, atuando junto às classes populares. Os depoimentos tratam, principalmente, de vivências nas décadas de 1960 a 1980, quando foi realizada a primeira eleição presidencial direta depois do período autoritário.

José Ricardo Ramalho é doutor em Ciência Política pela USP e professor de Sociologia da UFRJ. É especialista no campo do trabalho e relações de poder e, desde 2010, coordena o projeto de pesquisa “Trabalho, distritos industriais e novas estratégias de desenvolvimento”.

Esterci também é doutora em Ciência Política pela USP e atua no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ. É referência em estudos antropológicos rurais e ambientais, além de integrar o Conselho Diretor do Instituto Socioambiental (ISA).

O evento está integrado às atividades do Programa de Memória dos Movimentos Sociais do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE). O objetivo é analisar questões que envolvem o conflito social, o uso do direito e dos aparatos de Estado e os usos da força física e simbólica. A preocupação com os dominados em geral é a força motriz para a realização da atividade enquanto o foco principal é a reunião de conhecimentos sobre o Estado, as sociedades e as origens das políticas sociais modernas.

A palestra faz parte do ciclo “Estado, políticas sociais, movimentos sociais; história e atualidade”, uma iniciativa dos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE.


O CBAE fica na avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.


Para mais informações: Prof. Sérgio Lopes e Profª Beatriz Heredia – 2552-1048 (CBAE) e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ