Pesquisa

Calendário

Junho 2017
D S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30

Editais

Política Cultural

 Vc Faz Cultura 2014 site sem data 

 

 

O I Encontro de Mobilização das Equipes de Museus e do Patrimônio Cultural da UFRJ acontece no dia 29 de março, a partir de 9h, no Fórum de Ciência e Cultura. O objetivo é integrar os profissionais que atuam com a preservação e difusão dos 12 museus, do conjunto de 14 prédios tombados e dos acervos e coleções científicas de relevância histórica e/ou artística que constituem o patrimônio cultural da UFRJ.

O Sistema Integrado de Museus Acervos e Patrimônio Cultural da UFRJ (SIMAP) facilita o acesso aos conjuntos documentais por meio de projetos voltados para a divulgação, incluindo museus virtuais, garantindo a abertura das consultas às fontes de pesquisa a partir de qualquer ponto do território nacional e do mundo.

O GT do SIMAP, em sua origem, reúne representantes da Coordenação do Fórum de Ciência e Cultura, da Divisão de Preservação de Imóveis Tombados (DIPRIT), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Casa da Ciência, Sistema de Bibliotecas e Informação (SIBI), Superintendência de Difusão Cultural do FCC, Museu da Geodiversidade e Museu Nacional.

Os acervos das bibliotecas e arquivos da UFRJ tiveram origem na agregação de coleções oriundas das antigas instituições de ensino brasileiras estabelecidas no início do século XIX. Esse material é um significativo patrimônio para a memória cultural, científica e tecnológica brasileira. É importante tanto para a geração de estoque de conhecimentos úteis à sociedade como para a formação de uma identidade cultural e científica nacional.

A UFRJ tem a responsabilidade de preservar essas coleções, manter sua integridade física, registrá-las adequadamente e disponibilizar o material à sociedade para consultas e pesquisas. O I Encontro de Mobilização das Equipes contribui para afinar a colaboração dos participantes e o desenvolvimento dos trabalhos do SIMAP. No evento, serão abordados temas como Acessibilidade Cultural, Financiamento e Fomento, Divulgação e Comunicação, Formação, Planejamento e Avaliação, Infraestrutura e Segurança, e Patrimônio Histórico Edificado.

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ