Pesquisa

Calendário

Maio 2017
D S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31

Editais

Política Cultural

 Vc Faz Cultura 2014 site sem data 

 

O evento “Conhecendo a UFRJ 2017” acontece de 23 a 25 de maio com visitas aos espaços da universidade, palestras e programação cultural diária, com entrada franca. A atividade é organizada pela Pró-reitoria de Extensão (PR-5) e envolve diversas unidades da UFRJ para receber estudantes e professores de ensino médio, apresentar os cursos e trabalhos realizados na instituição, promover debates e apresentações culturais e artísticas. Neste ano, a maior parte da programação acontece na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), na Cidade Universitária, das 8h30 às 17h, com entrada franca.

O “Conhecendo a UFRJ” acontece anualmente, em geral, no primeiro semestre. É uma ocasião para apresentar ao público todos os cursos de graduação oferecidos pela universidade. A mesma programação se repete em três dias consecutivos, exceto a programação na Tenda Cultural, para permitir a participação de mais estudantes.

O objetivo principal é contribuir para o acesso de estudantes, sobretudo da rede pública, ao ensino superior por meio da divulgação de informações sobre os cursos de graduação, suas interfaces, perfil do profissional e possibilidades de inserção no mercado de trabalho. É uma ação que visa contribuir para a democratização do acesso ao ensino universitário. Com essa realização, a comunidade universitária firma o seu compromisso em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

 O evento é coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e apoiado pelas Pró-reitorias de Ensino de Graduação, de Planejamento e Desenvolvimento, de Gestão e Governança, pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação e pela Escola de Educação Física e Desportos.

Os participantes podem ser de escolas públicas e particulares de ensino médio e cursos preparatórios para o acesso ao ensino superior. A inscrição é realizada pelo dirigente da instituição de ensino, exclusivamente pelo site. E não há inscrições individuais. Cada escola pode levar de 20 a 80 estudantes. E, para cada 20 participantes, a escola deve indicar um profissional que se responsabilize e acompanhe o grupo durante a participação no evento.

O deslocamento do grupo até o local é de responsabilidade de cada instituição inscrita. É recomendado que as pessoas usem tênis ou calçados leves para maior conforto e que todos os alunos compareçam uniformizados por questões de segurança.

O evento começa às 8h30, com uma cerimônia de abertura e uma palestra sobre as formas de acesso à universidade e as políticas de permanência. Das 10h às 17h, coordenadores e professores de graduação se revezam em oito espaços, apresentando os cursos e respondendo às perguntas dos visitantes. 

Alguns estandes dedicados aos cursos de graduação são montados para o visitante conversar diretamente com estudantes da universidade e ter informações específicas e apresentações de fotos, vídeos e trabalhos práticos.

Uma outra colaboração do evento é a Oficina para THE, o Teste de Habilidade Específica. É uma atividade coordenada por docentes e estudantes de graduação do curso de Programação Visual para auxiliar os interessados no ingresso de cursos que requerem esta etapa de avaliação durante o processo seletivo para o ingresso.

As apresentações artísticas e culturais são realizadas pelos estudantes de graduação, de pós-graduação, docentes e técnico-administrativos que atuam nos grupos institucionais da universidade com atividades de dança, teatro e música, oferecendo uma amostra sobre o que a instituição produz na área cultural. É uma oportunidade de o visitante ter noção do tipo de produção e dos métodos empregados nas artes da UFRJ. 

Alguns grupos artísticos como a Companhia Folclórica, a Companhia de Dança Contemporânea, o Quinteto Experimental de Sopros e o grupo de choro Sôdade Brasilis, que vão se apresentar na Tenda Cultural durante o evento, são apoiados pelo Programa de Apoio às Artes (PROART), coordenado pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Veja a programação completa em:

http://conhecendo.pr5.ufrj.br/images/Conhecendo_programao_2017.pdf

Para outras informações:

http://conhecendo.pr5.ufrj.br/index.php/conhecendo-o-projeto

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ